quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Solidão versus gratidão



Por mais que você passe por diversos enfrentamentos e em muitos momentos sinta que não conseguirá, lembre-se de que você nunca estará sozinho!

Orson Welles, grande cineasta americano, responsável pelo excelente Cidadão Kane, expôs que a solidão acompanha o ser humano desde o nascimento até a sua morte. A fuga deste limbo seria somente uma ilusão, criada a partir do momento que nos encontramos envoltos pelo amor e pela amizade.

Por vezes, indaguei-me acerca deste posicionamento, o qual creio não ser em sua totalidade verdadeiro.

No que se refere esta solidão “natural”, partindo das ideias de Rosseau, podemos concluir que é parte do instinto humano ser individualista, o que não o levaria facilmente a qualquer vida social. Para viver em sociedade é preciso razão ao homem natural. Segundo o nobre filósofo, o homem natural é anti-social, mas porém, é associável, ou seja, não é totalmente avesso, é inclinável.

Apesar da análise de Rosseau tender-se a uma questão política, dela podemos depreender que diversos fatores levam o homem a fugir de sua solidão “natural”.

Welles, agradeço pelas obras de arte mas, com todo respeito, discordo da parte “ilusão”. O amor e a amizade nos fazem ver que a solidão é um castigo.

A fuga da solidão não é uma ilusão, trata-se de uma necessidade humana.

Fugindo um pouco do lado estudioso e caindo no que é mais belo: uma visão poética; chegamos ao ponto de que, a própria vida, se encarrega de derrubar este lado “natural” do homem. Ela às vezes, desafia, impõe dores que somente nós entendemos, são espinhos que por mais que tentamos expressar, nunca conseguiremos.

Mas, ao mesmo tempo que ela nos põe frente a grandes montanhas, sempre surgem pessoas que nos ajudam a chegar próximo ao cume, mãos para nos segurar quando se esta caindo ou um abraço que nos aperta forte quando nos sentimos tão fracos. Como diria Machado de Assis: “Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir. Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende. Amigo a gente sente!”

O problema é que muitas pessoas não reconhecem isso. Com o tempo descobri que a ingratidão é o pior veneno para toda e qualquer relação, inclusive a amizade.

A vida ensina que devemos cuidar das pessoas que conquistamos, aquelas responsáveis por nos mostrar que a solidão é uma prisão, pois: “a gratidão é o único tesouro dos humildes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário