segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Não seja Ícaro



Conforme a Mitologia Grega, Ícaro juntamente como seu pai Dédalo, um notável arquiteto, foram responsáveis por construir um labirinto em Creta a mando do Rei Minos para aprisionar o Minotauro.

Posteriormente, após Teseu ter matado o temível monstro, Dédalo e Ícaro foram condenados a ficar presos na obra que tinham projetado.

Inconformados com esta situação decidiram fugir de Creta. Para tanto, sendo dois grandes inventores, utilizando cera das abelhas e penas de gaivotas, construíram asas.

Apesar de Dédalo ter instruído Ícaro a não se aproximar do sol, pois este poderia derreter a cera e tampouco do mar, pois poderia deixar as asas mais pesadas, o jovem não ouviu os sábios conselhos. Desejando chegar mais próximo ao sol, viu suas asas derreterem e caiu no mar Egeu, vindo a falecer para desespero do seu pai que continuou voando.

A Mitologia Grega possui diversas histórias que trazem consigo grandes ensinamentos.

Certamente muitos acreditarão que a tragédia de Ícaro teria acontecido simplesmente por ser ele um jovem.

Na verdade, creio que a idade não seja o fator predominante. Talvez tenha ele se imaginado uma pessoa perfeita, que jamais erraria, um ser acima de tudo e inatingível. Trata-se de um grande erro julgar-se mais forte do que realmente se é, uma vez que isso pode levar o homem a sucumbir-se diante dos obstáculos impostos pela vida.

Na verdade, Ícaro foi vítima de sua impetuosidade, fata de humildade e, sobretudo, do seu orgulho.

Deixar o orgulho falar mais alto é o primeiro passo para ser derrotado pela vida e, consequentemente, ser jogado num mar de desespero e angústia. Santo Agostinho em duas passagens expõe que o orgulho é a origem de todas as fraquezas de um “ser” e que aquele é capaz de transformar anjos em demônios. 

A vida nos oferta diversas possibilidades de não sermos o Ícaro da Mitologia. Devemos conhecer nossas fraquezas e recomeçar. Pois como bem disse Santo Agostinho, ao contrário do orgulho, a humildade é capaz de transformar todos os homens em anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário