segunda-feira, 10 de maio de 2010

Falemos sobre afinidade...

A vida é realmente engraçada... do nada ela coloca pessoas no nosso caminho! Mas agora, o fato delas permanecerem, o motivo, se resume em uma simples palavra: Afinidade!


Mas o que viria a ser afinidade?


Uma espécie de cumplicidade que surge do nada, sem explicação aparente, uma atração até certo ponto espiritual, que consegue unir pessoas que muitas vezes mal se conhecem.


A Amizade é um vínculo afínico forte, é uma ligação que vem de uma convivência mais estreita. Para que uma amizade se desenvolva bem, é preciso haver essa afinidade, que justamente irá reafirma-la. Seria como se a pessoa muitas vezes “roubasse” seus pensamentos, pois passa a ter um ponto de vista parecido e às vezes idêntico ao seu.


É claro que não falo dessas amizades que se desmoronam ao menor desentendimento, mas sim dessas que resistem aos contratempos, à passagem do tempo, permanecendo imutáveis. E para que elas aconteçam, é imprescindível que haja esse sentimento de afinidade, como que selando o sentido da amizade.


É um sentimento que parece se manifestar antes das pessoas se conhecerem, tal sua sutileza.


É atemporal. Para que exista afinidade entre pessoas, não importa o tempo, a ausência, ou até mesmo a distância, sempre que se consiga contato, haverá o entendimento. Os sentimentos "batem", mesmo sem o contato pessoal, tudo fruto deste elo, quase espiritual, que une as pessoas. Mesmo que esta falta de contato se prolongue, ela permanece, mantém-se latente, como que esperando o reencontro.


É uma comunhão total de idéias. Pensa-se igual, a respeito dos mesmos fatos que as impressionam, comovem e sensibilizam. Nesses casos, a verdade é que as pessoas não precisam ter necessidade de explicação do que estão sentindo, basta um olhar para perceber o que outro quer, ou deseja dizer. Existe uma comunicação mental, um entendimento tácito, sem palavras.


A afinidade tem o poder de acentuar a sensibilidade das pessoas, por ser um sentimento único, discreto e totalmente independente. Só pessoas sensíveis conseguem desenvolvê-la adequadamente, pois nas questões "afínicas", não pode haver orgulho nem soberba, sempre exige uma dose de renúncia, pois muitas vezes precisamos superar nossa própria vaidade, para socorrer a um amigo. Afinidade é compartilhar momentos, ter perdas parecidas e idênticas esperanças, é saber trocar palavras sem abrir a boca, dialogar no silêncio, num simples olhar...

Um comentário: