terça-feira, 8 de março de 2011

Os dez melhores filmes que já vi!


Vou tentar fugir um pouco da literatura e me aventurar por outros caminhos, não tão distantes, ao bem da verdade. A minha primeira parada será na sétima arte!

O gostoso das manifestações artísticas é que, muitas vezes, elas se completam, andam juntas e encantam de um modo coletivo.

Atualmente a “Academia” premia os roteiros originais e os adaptados. Por incrível que pareça, alguns roteiristas conseguem estragar grandes obras com adaptações terríveis para a grande tela. Outros conseguem, mesmo com alterações, manter a essência e a qualidade, homenageando de uma bela forma, o verdadeiro genitor da história.

Também devemos elevar os produtores de roteiro originais, que com sua criatividade nos permitem fugir de nossas realidades, por alguns momentos, e adentrar no seu mundo de fantasia.

Fui desafiado pela Regina e listo aqui os dez melhores filmes que já vi até hoje! Tenho que admitir, não foi uma missão fácil, posso ter esquecido algum ou ter invertido algumas posições nesse ranking. Sou fanático por filmes, vejo muitos e mesmo que fosse uma lista de 50 poderia faltar algum. Mas vamos lá! Falo um pouco sobre cada um, mas sem “spoilers”, para não estragar o deleite do leitor.


10 – O Sexto Sentido

“I see dead people”

Impossível não ficar fascinado com este filme, um “horror psicológico” que nos prende. O final é fantástico! Somos pegos de surpresa e obrigados a assistir novamente o filme, para ver se a construção é verossímil.



9 – Cidadão Kane


Um clássico de Orson Welles! Um filme antigo, mas com enquadramentos de câmera bem modernos, uma verdadeira escola!
Charles Foster Kane, de menino pobre a magnata do jornalismo. Mostra um possível lado obscuro do jornalismo, uma atividade formadora de opinião e que pode manipular notícias e a mente das pessoas. Reserva um mistério interessante para o final...



8 – Trilogia "O Senhor dos Anéis"

Permitam-me considerar toda a Trilogia. Qual pessoa em sã consciência que viu os filmes, sem conhecer os livros, que não foi tentado a compra-los? J.R.R. Tolkien através de Peter Jackson nos vêem com uma história incrível! Um marco para o cinema e o ressurgimento dos boas histórias continuadas, “capítulos” de uma saga que sempre nos deixavam com um gosto de “quero mais”. E o gosto continua na boca, será que “O Hobbit” nos adoçará mais uma vez?



7 – Amnésia

Um filme que me fez ser fã de Christopher Nolan, escrito e dirigido por ele, baseado num conto do seu irmão. Ele anda se especializando em filmes que nos desafiam. A jogada da variação de cenas em preto e branco e coloridas é sensacional, usada em outras obras, como em “Johnny Vai à Guerra”, a mim apresentado pela “desafiante” Regina.




6 – A Lista de Schindler


A infeliz Segunda Guerra Mundial é um celeiro para grandes filmes e histórias emocionantes. A direção fica a cargo de Steven Spielberg. A jogada de cores é usada de forma brilhante. O filme é sobre a história de um checo, Oskar Schindler, que contratou judeus para trabalharem em sua fábrica e assim salvou um grande número de vidas durante o holocausto.






5 – Seven (Se7en)



Um filme intrigante, que nos prende, uma investigação policial de crimes baseados nos pecados capitais. Uma das obras-primas de David Fincher, uma aula de direção e inovações!





4 – Casablanca




Um dos melhores filmes de todos os tempos! Baseado numa peça teatral, um romance em preto e branco clássico.





3 – Psicose



Duvido que exista uma cena mais repetida do que a do banho. Alfred Hitchcock! Precisa dizer mais alguma coisa?




2 – Trilogia "O Poderoso Chefão"

"I´m gonna make him an offer he can´t refuse"

Mais uma trilogia sensacional, baseada na obra de Mario Puzo. Muito interessante a construção da história, com atuações fantásticas de Marlon Brando e Al Pacino. Depois de dirigir esse filme, Francis Ford Coppola não precisava fazer mais nada. Não se esqueçam “Mantenha seus amigos por perto, seus inimigos mais ainda.”




1 – A Laranja Mecânica

Isso mesmo meus caros “droogs”!

Stanley Kubrick dirige uma obra que marcou uma época e atrai cada vez mais fãs, apesar do passar do tempo. Alex vê seu grupo de jovens “delinqüentes” crescer cada vez mais. O filme nos remete a um ambiente amedrontado e atormentado. As palavras criadas por eles ficam no nosso vocabulário e em nosso “gulliver”.

Não é somente uma obra de arte, mas também uma história que nos mostra como são formadas as gangues e seus comportamentos violentos sem explicação aparente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário